DOP Cordeiro Mirandês

Designa-se por Cordeiro Mirandês ou Canhono Mirandês a carne proveniente do abate de ovinos de ambos os sexos da raça Churra Galega Mirandesa, até aos quatro meses de idade, nascidos e criados num sistema de exploração extensivo tradicional na área geográfica adiante delimitada, com peso de carcaça entre 4,0 Kg e 12,0 Kg.

A carne tem uma cor rosada, extremamente tenra, suculenta e muito saborosa, com aspecto pouco marmoreado de músculo e gordura. O músculo é bastante suculento e macio, a gordura é branca, consistente, não exsudativa e com uma textura macia.

A resistência ao corte é maior com o aumento do peso da carcaça, o que reflecte um incremento da dureza da carne, devido à elevação da concentração de colagénio e da diminuição da solubilidade da carne.

Todo o processo de produção do Cordeiro Mirandês ou Canhono Mirandês efectuado é sujieot a um sistema de controlo efectuado pelos técnicos da ACOM e onde é observado o cumprimento do Caderno de Especificações do Cordeiro Mirandês ou Canhono Mirandes DOP que define o produto e as suas regras de produção.

 

Caderno de especificações do Cordeiro Mirandês ou Canhono Mirandês