Conservação e melhoramento

A raça Churra Galega Mirandesa é uma raça de ovinos detentores de uma rusticidade e uma longevidade notável, atualmente nos registos da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa(ACOM) existem animais até os 15 anos de idade.

No passado, teve alguma importância económica para a região, no entanto, com a intensificação agrícola os animais da raça foram gradualmente cruzados ou mesmo substituídos por outros genótipos mais produtivos e os seus efetivos decaíram drasticamente, encontrando-se ameaçada de extinção. O apoio para a implementação de associações de criadores para cada raça foi uma estratégia para a conservação e utilização sustentável dos recursos genéticos animais (RGAn)(Bernardo, 2016).

A necessidade de manter o potencial genético derivado da raça Churra Galega Mirandesa como aposta para a sua conservação e linhagem pura determinou um dos objetivos da fundação do registo zootécnico.
Sendo uma raça autóctone ameaçada de extinção, os criadores que exploram estes animais em linha pura, para além dos prémios e ajudas atribuídas à generalidade dos ovinos, acresce também ajudas complementares para o fomento da continuação da exploração desta raça. Anualmente, a ACOM realiza um concurso nacional onde são exibidos e premiados os melhores exemplares.

 

Evolução das Inscrições em Livro de Nascimentos


(Clique na imagem para ampliar)

Evolução das Inscrições em Livro de Adultos


(Clique na imagem para ampliar)