Apresentação comercial

A ACOM em estreita colaboração com a Churracoop - Cooperativa dos Ovinos Mirandeses, CRL tem como missão garantir a genuinidade do Cordeiro Mirandês / Canhono Mirandês. Os animais da Raça Churra Galega Mirandesa após o nascimento são inscritos no Livro Genealógico, onde os seus progenitores já se encontram registados, permitindo saber a origem do produto. O sistema de controlo e certificação permite assegurar a rastreabilidade no decurso de toda a fileira, desde o nascimento até ao ponto de venda.

A rotulagem obrigatória permite obter informações como a identificação animal, maneio alimentar, o seu produtor e local de produção e de abate. Todo o produto Cordeiro Mirandês / Canhono Mirandês provém de explorações sujeitas a sistemas de controlo por parte dos técnicos da ACOM e pela Organização privada de Controlo e Certificação, garantindo o cumprimento do Caderno de Especificações da DOP "Cordeiro Mirandês / Canhono Mirandês".

 

A carne de cordeiro Mirandês ou canhono Mirandês apresenta-se comercialmente e independentemente da idade de abate, sob duas formas distintas:

  1. Em carcaças ou hemi-carcaças, marcadas e identificadas com a denominação de venda e ostentando de forma inviolável a Marca de Certificação.
  2. Pré-embalada, em peças inteiras ou em partes, devidamente rotulada e acompanhada, de forma indelével, da Marca de Certificação.

 

A comercialização só pode realizar-se em locais licenciados para o efeito, que estejam previamente autorizados pelo agrupamento .

 

Logótipo do produto
Rótulo de Certificação